Governo da Bahia entrega 20 ônibus com motorização elétrica
Veículos operarão na Região Metropolitana de Salvador (RMS)
O governo do Estado da Bahia apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (05/09/22), 20 ônibus zero km. Os veículos, com motorização 100% elétrica, iniciaram a operação em duas linhas urbanas na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A solenidade de entrega dos novos carros aconteceu no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas (BA).
Os coletivos são provenientes de uma parceria entre a encarroçadora Marcopolo, sediada em Caxias do Sul (RS), e a chinesa BYD. Enquanto a montadora brasileira produziu a estrutura do veículo, a fabricante estrangeira ficou responsável pela tecnologia do chassi e motor. Os veículos contam com piso baixo, assentos acolchoados, sistema de Wi-Fi e ar-condicionado.
O governo estadual promete, na primeira fase de teste do projeto, circulação gratuita dos ônibus. Essa etapa deve durar até o mês de outubro, permitindo a integração direta com o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
“Tudo normalizado”
A Viação Jequié Cidade Sol será a responsável por operar os 20 veículos, adquiridos pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) é quem fiscalizará a prestação do serviço.
A escolha da operadora foi alvo de questionamentos. Duas empresas de ônibus, a Plataforma Transporte SPE e a Otima Transportes de Salvador, contestaram judicialmente a forma de contratação, via pregão eletrônico. O imbróglio se arrastava desde junho.
Em entrevista coletiva, o diretor-executivo da Agerba, Carlos Henrique de Azevedo Martins, assegurou que a agência conseguiu reverter a situação na Justiça. “Foi tudo normalizado”, garantiu o gestor.
“Nós licitamos através do pregão eletrônico, que é uma das modalidades mais transparentes que existe hoje no sistema. Simplesmente houve alguns questionamentos por parte de determinadas empresas, mas isso já foi pacificado e o sistema já está funcionando a partir de hoje. Houve um questionamento jurídico, mas a Justiça já deu parecer favorável. A gente fica até triste por esses questionamentos por parte de determinadas empresas, mas entendemos que quem ganha com isso é o cidadão”, concluiu Carlos.
Itinerários
Os novos veículos operam em duas linhas entre Salvador e as cidades da região metropolitana, ambas com partidas do Terminal Pituaçu. Confira abaixo:
913 – Ilha de São João x Terminal Pituaçu (BA-528 (DERBA) – Escola de Menor – Av. Suburbana – Linha Azul (Ligação Pirajá – Lobato) – Estação Pirajá – Av. Gal Costa – Terminal Pituaçu)
922 – Kartódromo x Terminal Pituaçu (Praia de Ipitanga – Praia do Flamengo – Stella Maris – Farol de Itapuã – Orla – Av. Orlando Gomes – Av. Paralela – Terminal Pituaçu)