Viagens de ônibus em Brasília duram, em média, 58 minutos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dados correspondem ao ano de 2022. Em 2020, tempo médio era de 55 minutos


Um estudo divulgado nesta segunda-feira (23/01/23) revelou que as viagens de ônibus em Brasília (DF) duraram, em média, 58 minutos no ano de 2022. Em 2020, o tempo médio de viagem era de 55 minutos, conforme mostrou o Circular News à época. Os dados são do Relatório Global sobre Transporte Público, realizado pelo aplicativo Moovit.

Os números colocam a capital federal como a quinta colocada nesse ranking, dentre as dez regiões metropolitanas analisadas pela startup. Rio de Janeiro (RJ) figura na primeira posição, com uma viagem média de 67 minutos.

A pesquisa indica que 5,15% dos passageiros do Distrito Federal levam duas horas ou mais em uma viagem. No levantamento de 2020, esse percentual era de 3,14%. 29,59% dos usuários do transporte público levam entre uma e duas horas em seus trajetos e 18,39% levam até 30 minutos dentro do coletivo.

De acordo com o estudo, a distância média das viagens é 12,41 km, ou seja, a maior do país. Ao todo, 39,36% dos passageiros percorrem mais do que 12 km, o maior percentual entre as regiões em análise.

Tempo de espera

O Moovit ainda avaliou quanto tempo, em média, as pessoas esperam para embarcar no transporte público nos dias úteis. Se o trajeto incluir baldeações, o tempo de espera nas diferentes paradas ou estações também é considerado.

Nessa métrica, Brasília ficou em terceiro dentre as regiões pesquisadas, com tempo médio de espera de 23 minutos. A primeira colocada é Recife (PE), com uma espera média de 31 minutos. Os dados indicam que 7,51% dos passageiros aguardam menos de cinco minutos por um transporte, enquanto 45,41% dos passageiros esperam mais de 20 minutos.

Viagens diretas e baldeações

As chamadas “viagens diretas”, aquelas que dispensam baldeações (ou “integrações”), também foram objeto de estudo da startup. A pesquisa apontou que 39,53% dos passageiros brasilienses pegam apenas um ônibus para chegar ao seu destino. Enquanto isso, 38,55% dos usuários do transporte coletivo fazem duas baldeações e 19,55% utilizam três ônibus ou mais.

O estudo

Para chegar ao resultado, o Moovit analisou “milhões de viagens por transporte público planejadas com o aplicativo ao longo de 2022”. Cem grandes metrópoles foram objeto de estudo, sendo dez delas no Brasil.

Para Yovav Meydad, vice-presidente de marketing e expansão do Moovit, a pandemia de covid-19 interferiu no resultado da pesquisa. “Nosso relatório mostra que as pessoas voltaram a se locomover em 2022, trazendo novos desafios para quem opera e administra os sistemas de transporte”, destaca o executivo.

“Esperamos que o Relatório Global sobre Transporte Público seja uma ferramenta que ajude operadores e governos na tomada de decisões para ter uma operação eficiente que atenda às necessidades dos passageiros”, ressalta Yovav.

Você bem informado com o Circular News

Acompanhe o Circular News pelas redes sociais e fique muito bem informado. Estamos no InstagramFacebook e Twitter. Inscreva-se em nosso canal do YouTube e ative as notificações para não perder nenhum novo vídeo.

Receba também as notícias do Circular News diretamente no seu celular. Mande “oi” para nosso WhatsApp, que é o (61) 99664-3412. Lembre-se de salvar nosso número em seus contatos para receber as mensagens.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).