Transporte gratuito de Luziânia (GO) registra mais de um milhão de acessos em três meses
Por dia, 11 mil pessoas viajam gratuitamente nos ônibus ofertados pelo município
O transporte gratuito disponível em Luziânia (GO), Entorno do Distrito Federal, registrou um milhão de acessos em três meses de funcionamento. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (27/2/24).
“Enquanto a ANTT autoriza o aumento de 8,56% nas passagens de ônibus interestaduais na região do Entorno, Luziânia colhe frutos da implementação do Tarifa Zero no transporte público”, diz o texto, que faz um paralelo entre o transporte municipal e o reajuste concedido pela Agência, gestora do transporte semiurbano.
A nota compara, ainda, o período de transporte municipal pago e os três meses de ônibus gratuitos. “A média antes do programa era de 4 mil usuários por dia, com o preço da passagem a R$ 2,90. Já com o subsídio da prefeitura, mais de 11 mil pessoas usam diariamente o transporte no município, inclusive na zona rural, que possui três linhas especiais para atender as áreas mais povoadas”, afirmou a prefeitura.
Diego Sorgatto (União Brasil), prefeito de Luziânia, classificou o programa como bem sucedido. “O Tarifa Zero garante o direito de ir e vir de todos os cidadãos, independentemente da idade e classe social. Já são mais de 45 mil usuários cadastrados e se beneficiando do programa. E os benefícios podem ser vistos nas áreas social, ambiental e econômica, como a redução da poluição, do congestionamento e da desigualdade”, afirmou.
Programa é “referência nacional”, diz prefeitura
Para a prefeitura, a gestão do Tarifa Zero é “modelo para Goiás e para o país”, atraindo a atenção de diversos prefeitos interessados em replicar o modelo em suas cidades. Uma delas seria Paraíso do Tocantins, cidade a 75 km da capital Palmas.
O prefeito Celso Morais (MDB) visitou Luziânia na semana passada e disse ter a intenção de repetir o modelo na cidade. “Vendo aqui o formato que foi implementado, teremos condições de levar essa possibilidade também para Paraíso e assim resolver o problema do transporte público no município”, afirmou.
Sobre o Tarifa Zero de Luziânia
O transporte gratuito em Luziânia era uma promessa de campanha do então candidato à prefeitura, Diego Sorgatto. Antes disso, os ônibus municipais cobravam tarifa de R$ 2,90.
Para fazer valer a Tarifa Zero, o Executivo municipal enviou, em regime de urgência, um projeto à Câmara Municipal. O texto foi aprovado e a medida foi implementada em novembro.
A operadora é a Kandango Transportes e Turismo (Viação Catedral), que oferta 24 ônibus para o serviço. Para incrementar a frota, a empresa comprou seis veículos zero km Euro VI. Os demais variam entre carros fabricados de 2007 a 2023. Todos os veículos circulam com uma plotagem de cor verde.
A prefeitura iniciou um cadastro da população interessada em utilizar o Tarifa Zero, uma vez que o sistema utilizará cartão eletrônico para registrar os passageiros. Veja aqui como se cadastrar e quais documentos necessários.