Timon (MA) anuncia licitação para transporte entre cidade maranhense e Teresina (PI)
Nova empresa deverá atuar por 10 anos
A prefeitura de Timon (MA) anunciou, nesta terça-feira (09/02/21), a pretensão de contratar empresas para assumir as linhas de ônibus da cidade por um período de 10 anos. A expectativa é que a nova empresa inicie as atividades ainda neste ano.
De acordo com o Executivo Muncipal, o Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) elabora um processo licitatório contemplando as linhas que ligam o município maranhense a Teresina (PI).
O diretor do CIMU, Saney Sampaio, garantiu que o Plano Geral de Outorgas será enviado para Brasília, para aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ministérios e Tribunal de Contas da União (TCU) , até o dia 22 de março e em seguida o edital será lançado.
“Estamos preparando um sistema de licitação para que uma ou mais empresa possam, a partir de agora, começar a operar todo sistema de transporte entre as duas cidades. O contrato vai durar dez anos e a gente acredita que vai resolver definitivamente o processo de transporte entre as duas cidades”, explica Saney.
O gestor esteve reunido, durante a parte manhã, com representantes do legislativo municipal para explicar o que o órgão tem feito para resolver o impasse sobre o transporte entre Timon e Teresina (PI).
Empresa anterior abandonou serviço
O problema começou no último dia 17 de janeiro, quando a Dois Irmãos suspendeu, de forma repentina, as atividades em Timon. Saney Sampaio explicou aos vereadores da base governista que notificou, imediatamente, a empresa para que ela se manifestasse oficialmente sobre a paralisação.
Após orientação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e em consonância com as normativas legais, o CIMU deu início à transferência emergencial de todas as linhas operadas pela empresa Dois Irmão para a Timon City.
Nos próximos seis meses a Timon City terá segurança jurídica para atuar em Timon desde que assuma todas as linhas e itinerários da Dois Irmãos, minimizando o prejuízo para a população.
“A gente inicia dentro de 180 dias o sistema de bilhetagem eletrônica, de modo a garantir ao usuário o direito à meia passagem, à gratuidade e ao transporte eficiente de qualidade”, O CIMU garante que ainda neste ano iniciará o processo de instalação do sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus.adianta o diretor do CIMU.
“Linhas atenderão mais bairros”, diz prefeitura
O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana também vai aperfeiçoar o sistema de transporte público de Timon. O objetivo é atender regiões da cidade que não são contempladas atualmente com o itinerário dos ônibus.
O CIMU afirma estar concluindo a atualização do estudo de demanda para identificar o volume de passageiros que precisam ser transportados mensalmente.
“Isso vai permitir um redesenho das linhas para atender comunidades que hoje não são atendidas, observando horários, número de passageiros. Vamos aperfeiçoar sistema de transporte como um todo, não iremos realizar apenas a transferência de uma empresa para outra”, finaliza Saney Sampaio.