SP: idosos de 60 a 64 inscritos no CadÚnico terão direito à gratuidade no transporte da capital
Benefício começa a valer em 1° de janeiro de 2023
Idosos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão direito a transporte gratuito na cidade de São Paulo (SP). A informação foi confirmada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) nesta segunda-feira (26/09/22).
De acordo com o chefe do Executivo municipal, a medida passa a valer em 1º de janeiro de 2023 e será acrescentada na proposta de Lei Orçamentária, a ser enviada para a Câmara Municipal. “Dessa forma, receberão a gratuidade aqueles que mais precisam, de forma justa”, afirmou o prefeito.
A proposta, que será encaminhada à Câmara Municipal, deve exigir mais R$ 100 milhões de investimentos no benefício para esta parcela da população. Atualmente, 150 mil pessoas na faixa contemplada estão com o cadastro ativo no CadÚnico e poderão utilizar os ônibus municipais gratuitamente.
“O governador adotou a gratuidade nos transportes estaduais e nós, concordando com a ação, vamos aplicar também na cidade de São Paulo”, contou Nunes.
“A integração entre os governos é importante, especialmente nos transportes, onde existe a transferência com o Bilhete Único”, completou. Assim, esta parcela da população poderá realizar seus deslocamentos pela cidade, seja de ônibus, metrô ou trens, sem impacto financeiro.
Transferência
Neste mês, o governo federal anunciou que irá destinar R$ 160 milhões à capital para ajudar no custo do transporte de idosos. Esta é a primeira vez que a cidade de São Paulo receberá verbas para essa finalidade e o prefeito de São Paulo se empenhou pessoalmente nas negociações que antecederam a sua aprovação no Congresso.
A Prefeitura já enviou os dados solicitados pelo Governo Federal para o recebimento do auxílio. A gestão municipal aguarda a liberação do Termo de Adesão na Plataforma +Brasil para assinatura e finalização do trâmite oficial.