Solenidade marca comemoração de 62 anos da TCB
Criada em 1961, a estatal presta serviços de transporte no DF
A Sociedade Transportes Coletivos de Brasília (TCB) completou, nesta quinta-feira (1°/06/23), 62 anos de existência. Para celebrar a data, a estatal organizou um evento com direito a bolo e diversas homenagens.
Durante a comemoração, a empresa pública apresentou 15 vans zero km. Elas serão incorporadas ao programa “DF Acessível”, que transporta pessoas com deficiência via agendamento.
A partir de segunda-feira (5), pessoas com deficiência visual também terão direito a viajar nesses veículos. Até agora, o serviço era exclusivo para cidadãos com dificuldades severas de locomoção.
“Quem quiser agendar, a pessoa tem direito a duas viagens por semana e a van busca ela em casa”, explicou a vice-governadora Celina Leão (PP), que compareceu à solenidade.
Flávio Pereira dos Santos, secretário da Pessoa com Deficiência do DF, também destacou a importância desse programa para pessoas com deficiência. “Hoje é um dia de festa! As pessoas vão se locomover graças às vans. O serviço DF Acessível é um legado para o Distrito Federal”, declarou o gestor.
Nova missão
Se, no passado, a TCB foi uma potência no transporte público local, hoje em dia a missão da estatal é outra. Além do DF Acessível, a empresa pública também opera boa parte do transporte escolar.
De acordo com o atual presidente da TCB, Chancerley Santana, a empresa pública já empregou 18 mil funcionários e transportava cerca de 1,5 milhão de passageiros anualmente. “Mais de 45 mil alunos são transportados diariamente e vamos ampliar o atendimento do DF Acessível de 780 para 2 mil pessoas”, estima o dirigente.
O deputado distrital Iolando Almeida (MDB), também presente no evento, destacou que a TCB quase teve seu fim decretado. “O governador Ibaneis Rocha apostou na equipe, colocando como missão para o Chancerley resgatar a TCB e hoje para nós é um orgulho ver esta empresa”, afirma o parlamentar.
Também compareceram o secretário-executivo da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Alecxandro Pinho Carreiro; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior; o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Marcelo Portela; a diretora-presidente do Instituto Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF), Ana Paula Cardoso da Silva; o deputado distrital João Cardoso (Avante); entre outras autoridades.
Você bem informado com o Circular News
Acompanhe o Circular News pelas redes sociais e fique muito bem informado. Estamos no Instagram, Facebook e Twitter. Inscreva-se em nosso canal do YouTube e ative as notificações para não perder nenhum novo vídeo.