Rompimento em cabos de fibra ótica interrompe circulação do metrô no Distrito Federal

Estações amanheceram fechadas nesta terça-feira (28)


As 29 estações do metrô no Distrito Federal amanheceram fechadas nesta terça-feira (28/02/23). Com isso, os mais de 160 mil usuários dos trens não contaram com o serviço e tiveram de procurar outra alternativa para se deslocar entre as regiões atendidas pelo transporte.

De acordo com a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), a paralisação aconteceu devido ao “rompimento de cabos de fibra ótica por ato de vandalismo”. “Tal ocorrência provocou perda de sinalização no sistema e, consequentemente, interrupção da prestação de serviço à população”, explicou a empresa. Ainda segundo a companhia, cabos de energia também foram furtados.

“Neste momento, as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais. Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível. As estações permanecem fechadas”

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)

Providências

Para sanar o problema, a empresa afirma ter acionado a Secretaria de Transporte e Mobilidade. A pasta, por sua vez, determinou reforço nas linhas de ônibus. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) liberou o uso das faixas exclusivas na EPTG, EPNB, Setor Policial Sul e avenidas W3 Sul e Norte.

Sobre o sistema de sinalização

O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle.

O sistema impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.

As falhas podem ser provocadas por diversas ocorrências, tais como: queda de energia; raios; curtos-circuitos; rompimento de cabo ou de fibra óptica; atos de vandalismo; defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via; falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados.

Circular News nas redes sociais

Acompanhe o Circular News pelas redes sociais. Estamos no InstagramFacebook e Twitter. Inscreva-se em nosso canal do YouTube e ative as notificações para não perder nenhum novo vídeo.

Receba também as notícias do Circular News diretamente no seu celular. Mande “oi” para nosso WhatsApp, que é o (61) 99664-3412. Lembre-se de salvar nosso número em seus contatos para receber as mensagens.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).