Retirada dos cobradores dos ônibus pode reduzir custos do transporte do DF em 20%, diz Ibaneis
Chefe do Executivo elencou diversas pautas da área de mobilidade, a qual considerou “um dos maiores desafios do Distrito Federal”
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse estudar a proposta de tirar os cobradores de ônibus no Distrito Federal. A afirmação foi feita diante dos deputados distritais, na primeira sessão do ano da Câmara Legislativa, realizada nesta quinta-feira (1º/02/24).
Ibaneis afirma que a medida poderia provocar uma economia significativa para os cofres públicos, uma vez que o sistema recebe subsídios do GDF. De acordo com o governador, o repasse às empresas de ônibus chegam a R$ 2 bilhões. “É um debate que pode trazer uma redução no custo, em torno de 20%, mas está sendo tomada com toda a responsabilidade para não deixar ninguém desempregado”, salientou o governador.
O titular do Palácio do Buriti ressaltou que uma possível decisão nesse sentido será tomada “com toda a responsabilidade” e que o Sindicato dos Rodoviários acompanha as discussões. “[Queremos] a garantia do emprego para essas pessoas para que a gente possa ter a requalificação deles para prestar serviço em outras áreas dentro das empresas”, destacou.
“Estamos trabalhando pela melhoria [do sistema de transporte]. Eu, com a Secretaria de Mobilidade, com o Ney [Ferraz], na Secretaria de Economia, juntamente com a Casa Civil, a gente vem mantendo esse debate, discutindo sempre com o sindicato.”
Usuários insatisfeitos
Ibaneis afirmou que a pauta de mobilidade é “um dos maiores desafios do Distrito Federal” e admitiu que o serviço, da forma como é prestado, não agrada aos usuários. “Nós sabemos que não agrada a população, que a população não está satisfeita com o transporte público que tem e que nós temos que melhorar cada vez mais”, declarou.
“Eu tenho acompanhado os debates na Câmara [Legislativa] do Distrito Federal. A gente vem segurando, da melhor maneira possível, sem trazer reajustes, sem trazer maiores prejuízos para a população do Distrito Federal.”
Metrô
No entanto, o mandatário prometeu melhorias, sobretudo no Metrô. Os dois ramais da linha, para Ceilândia e para Samambaia, devem ser ampliados. No último dia 19 de janeiro, a estatal lançou o edital para a construção de duas novas estações em Ceilândia.
O governador falou, ainda, sobre a possibilidade de troca dos carros do metrô. “A gente tem, junto ao Ministério das Cidades, a possibilidade de renovação dos nossos trens. Nós temos lá R$ 900 milhões que estamos buscando recursos para que possamos fazer a renovação dos trens no Metrô. Nós temos feito um trabalho de investimento muito forte no que diz respeito à segurança viária naquela região, mas precisamos de muitos investimentos, ainda, no nosso metrô.”
Balanço da mobilidade
No discurso, o governador mencionou, ainda, outros avanços na área da mobilidade. Ele citou a inauguração dos viadutos de Sobradinho e do Sudoeste e a construção dos viadutos do Itapoã/Paranoá e Riacho Fundo, além da duplicação da BR-080 na região de Brazlândia.
A construção da Rodoviária do Itapoã também foi lembrada entre as ações, além da pavimentação em concreto rígido no DF. Ibaneis citou a entrega da Estrutural e de parte da W3 Sul e reforçou que a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) receberá o mesmo pavimento assim que a obra do Viaduto do Riacho Fundo for concluída.