Pronunciamentos apontam problemas do transporte público no DF

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Parlamentares da oposição apresentaram problemáticas a respeito do tema durante sessão nesta quarta-feira


A situação do transporte público foi tema em discursos de deputados distritais da oposição nesta quarta-feira (15/02/23). Chico Vigilante (PT) levantou preocupações sobre a situação da empresa Expresso São José.

“Tive uma reunião com o Sindicato dos Rodoviários e estou preocupado com os 2100 trabalhadores desta empresa, que correm o risco de perderem seus empregos. Isso porque a empresa recebeu prazo até junho para cumprir o contrato com o governo e renovar a sua frota. Se essa empresa morrem em junto, esses trabalhadores serão prejudicados”, alertou o deputado. 

Para o deputado Max Maciel (PSOL), é preciso um estudo atualizado sobre as demandas dos usuários do transporte público para otimizar a organização do sistema.

“O DF precisa urgente de uma nova pesquisa de origem e destino dos usuários do transporte público. O que baliza as rotas e horários hoje é uma pesquisa feita no ano de 2011. A própria São José não quer mais assumir a bacia 5”, observou.

O distrital também propôs uma nova forma de remuneração às empresas. “Estamos fazendo uma proposta que pague pelo quilômetro rodado. Assim como os aplicativos cobram por quilômetro rodado, não por passageiro. No sistema atual de cobrança pela catraca, a empresa não tem interesse em colocar mais ônibus na rua”, explicou.

Você bem informado com o Circular News

Acompanhe o Circular News pelas redes sociais e fique muito bem informado. Estamos no InstagramFacebook e Twitter. Inscreva-se em nosso canal do YouTube e ative as notificações para não perder nenhum novo vídeo.

Receba também as notícias do Circular News diretamente no seu celular. Mande “oi” para nosso WhatsApp, que é o (61) 99664-3412. Lembre-se de salvar nosso número em seus contatos para receber as mensagens.

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Agência Câmara Legislativa do Distrito Federal é uma ferramenta de transparência e de comunicação com os cidadãos do Distrito Federal através da cobertura jornalística das atividades institucionais do parlamento local. Um canal aberto a contribuir com veículos de imprensa e assessorias parlamentares e a informar aqueles que desejam participar mais efetivamente do exercício democrático.