Projeto de lei cria aplicativo que auxilia pessoas com deficiência visual no transporte público
Aprovado pela CAS, projeto obriga o GDF a implantar aplicativo móvel voltado para pessoas com deficiência visual
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) se reuniu na manhã desta quarta-feira (25/10/23) e aprovou uma série de projetos que interferem diretamente no cotidiano dos cidadãos no DF. Um deles é o PL nº 327/2023, de autoria do deputado Iolando (MDB), que obriga o executivo a implantar um aplicativo móvel voltado para pessoas com deficiência visual, com previsão de chegada do ônibus em tempo real e recursos de comando de voz para orientação de trajeto.
O texto prevê que o APP será disponibilizado gratuitamente aos usuários e deverá conter o recurso de VoiceOver, ferramenta que permite aos deficientes visuais a ambientação ao longo do trajeto, roteirização e criação de pontos de referência personalizados. O sistema contará também ainda com recursos de comando de voz pelo usuário.
O autor da proposta detalha as vantagens da criação do APP ao usuário. “O suporte de uma assistente virtual garantirá a autonomia do usuário com deficiência visual em toda a jornada, possibilitando que essas pessoas se desloquem pela cidade de forma mais segura e independente”, afirmou o deputado Iolando.
O relator da proposta, deputado Max Maciel (PSOL), votou favoravelmente ao projeto no âmbito da CAS, elencando os benefícios da proposta. “Para as pessoas com deficiência visual, a mobilidade é frequentemente um desafio. A disponibilidade da previsão de chegada do ônibus em tempo real e dos recursos de comando de voz contribui significativamente para sua segurança e bem-estar”, afirmou Maciel em seu relatório.