Prefeitura de Palmas (TO) retomará vistoria obrigatória em ônibus do transporte coletivo em janeiro de 2022
Processo inclui também a atualização cadastral dos veículos; ação é realizada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana
A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) dará continuidade à vistoria obrigatória dos ônibus do transporte coletivo em janeiro de 2022. Dos 190 veículos que compõem a frota, 45 já foram vistoriados. Além da vistoria obrigatória, o processo inclui também a atualização cadastral dos veículos conforme a Portaria nº 54/2021, publicada no Diário Oficial do Município.
A vistoria teve início no dia 24 de novembro, com 41 ônibus vistoriados, sendo 37 de uma mesma empresa, que teve apenas dez veículos aprovados. A empresa foi notificada para que demais itens sejam regularizados. Dentre as pendências encontradas nos veículos durante a vistoria, que é feita por um engenheiro mecânico da Prefeitura de Palmas, estão a falta de adesivos refletivos nas laterais, placa ilegível, alarme de parada com defeito, para-brisa trincado, dentre outras como desgaste ou folga nas lonas de freio e barra de direção, que levam um tempo maior para serem corrigidas.
De acordo com o diretor de Transporte da Sesmu, Diogo Souza, na hora em que é detectada a pendência, os representantes da empresa assinam um laudo de avarias com os itens a serem reparados. “Os veículos que atenderem às exigências das condições de funcionamento receberão o selo da vistoria de 2021.”
Frota
Atualmente 190 ônibus circulam diariamente pelas vias da capital, e as equipes estão trabalhando com uma média de até dez veículos a serem vistoriados por dia para não impactar na escala e itinerários da prestação dos serviços aos usuários.
* Com informações da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu)