Prefeitura de Goiânia (GO) inicia “Ação Volta às Aulas”, com orientação de trânsito na porta de escolas
Com atuação de 40 agentes, em regime de escala, Mobilidade leva instrução aos pais, alunos e colaboradores das escolas sobre travessia segura na faixa de pedestres e respeito às normas de trânsito
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), inicia, nesta segunda-feira (22/01/24), a “Ação Volta às Aulas – 1º Semestre de 2024”. A programação se estende até o dia 2 de fevereiro, em aproximadamente 20 instituições escolares, com o trabalho de orientação feito por agentes de trânsito sobre a travessia segura na faixa de pedestres e respeito às normas de trânsito.
Durante o trabalho, pedestres e motoristas serão conscientizados sobre a importância do respeito à legislação de trânsito. Serão abordadas, dentre outras questões, o estacionamento em fila dupla para desembarque de alunos e uso da cadeirinha e capacete para transporte de crianças.
O secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia, explica que cerca de 40 agentes de trânsito atuarão em regime de escala para atendimento da ação. “As equipes da Educação para o Trânsito estarão nas portas das escolas com instruções aos pedestres para que sinalizem a intenção de travessia na faixa não semaforizada. Além da abordagem sobre a importância do respeito à legislação de trânsito”, explica.
As equipes estarão em pontos estratégicos da cidade, além das portas de escolas. “Ressaltamos que, apesar da operação possuir caráter educativo, a Mobilidade não permitirá o desrespeito às leis de trânsito e demais normas que comprometam a segurança e fluidez na via”, afirma Marcelo Torrubia.
Confira as infrações mais cometidas nas portas das escolas:
- Uso de celular;
- Estacionar em fila dupla;
- Parar a mais de um metro da guia do meio-fio;
- Estacionar ou parar sobre passeio;
- Desrespeito à placa de proibição de estacionamento;
- Estacionar ou parar em esquina;
- Desrespeito à faixa de pedestres;
- Uso incorreto da cadeirinha para transporte de crianças;
- Uso do capacete para transporte de crianças.