População e fiscais de trânsito se aliam para retirar vidro em rotatória de Palmas (TO)

Foto: Divulgação/Sesmu

Estilhaços de vidro estavam na intercessão entre Avenidas LO-03 e a NS-08


Fiscais de trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) de Palmas (TO) e a população realizaram, no último sábado (18/11/21), um serviço diferenciado. Os agentes e a comunidade retiraram restos de vidro quebrado que estavam na rotatória entre as avenidas LO-03 e a NS-08.

Segundo a nota divulgada pelo site oficial da prefeitura nesta terça-feira (21), os servidores da Sesmu “tomaram uma iniciativa rápida de usar uma vassoura que estava em carro da equipe para afastá-lo da pista para prevenir acidentes graves”. Isso porque a equipe responsável pela varrição das ruas demoraria algum tempo para chegar ao local.

Os moradores então trouxeram vassouras e pás para executar eles mesmos o serviço, enquanto um dos fiscais controlava o tráfego no local. “Ao longo deste ano trabalhamos uma campanha que pregou o respeito e a responsabilidade de todos pelo trânsito. Então, foi interessante notar a iniciativa dos cidadãos”, declarou Valéria Oliveira, superintendente de Trânsito.

Segundo ela, os moradores da região não sabiam explicar como os estilhaços de vidro apareceram na via. “Mas quem estava ali presente se mostrou sensível à urgência da situação e agiu com solidariedade para um trânsito mais seguro”, ressaltou a agente pública.

Infração

Sobre os resíduos abandonados na via, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está sujeito, conforme artigo 172, à multa de R$ 130,16 por infração média (quatro pontos) aquele que atirar de veículo ou abandonar na via objetos e substâncias.

O artigo 231 inciso II prevê ainda multa de R$ 293,47 por infração gravíssima (sete pontos) para quem derramar, lançar ou arrastar sobre a via carga, combustível ou qualquer objeto que possa acarretar em risco de acidente. O veículo flagrado fica sujeito à retenção para regularização. Denúncias podem ser repassadas ao 190.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).