Ônibus de Jardim Ingá e Lago Azul passam a utilizar faixa do BRT Sul
A Semob garante que as viagens entre essas duas regiões e o Plano Piloto “ficarão mais rápidas e confortáveis”
A Secretaria de Transporte e Mobilidade autorizou que 30 ônibus vindos de Lago Azul (distrito de Novo Gama/GO) e Jardim Ingá (distrito de Luziânia/GO) trafeguem pela faixa exclusiva do BRT Sul. A medida vale a partir desta segunda-feira (1º/02/21).
Os veículos já foram cadastrados pelo DER/DF e poderão circular normalmente na faixa do BRT. São 24 ônibus da empresa Catedral (Kandango), que operam entre o Jardim Ingá e o Plano Piloto, e 6 ônibus da Rota do Sol, que atendem ao Lago Azul.
A Semob garante que as viagens entre essas duas regiões e o Plano Piloto “ficarão mais rápidas e confortáveis”. “As viagens desses dois municípios goianos para Brasília serão expressas, com ganho de tempo e qualidade, facilitando a vida dos passageiros”, assegura a Secretaria.
A pasta já comunicou a autorização à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), para que as empresas sejam oficialmente instruídas a usarem o corredor do BRT Sul.
Entorno x Brasília via faixa do BRT Sul
Parte dos ônibus de Cidade Ocidental e Valparaíso que seguem em direção ao Plano Piloto já utilizam o corredor exclusivo do BRT. Esse sistema existe desde novembro de 2019, com ônibus da empresa União Transporte Brasília (UTB).
Na época, o Secretaria de Mobilidade afirmou que seria possível economizar 15 minutos na viagem sentido Goiás/Distrito Federal e 30 minutos no sentido inverso.