MG: prefeitura de Ibirité sanciona Projeto de Lei que concede gratuidade no transporte coletivo
Cidade mineira faz parte de um conjunto de 40 municípios que instituíram a “tarifa zero”
A cidade mineira de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, conta com transporte municipal gratuito. A norma foi sancionada nesta segunda-feira (19/09/22) pelo prefeito William Parreira (Avante).
Com isso, o município passa a compor um conjunto de 40 cidades brasileiras onde existe o formato de “tarifa zero”, segundo informações da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
A prefeitura esclarece que os recursos para o financiamento do serviço virão da economia com o pagamento de vale-transporte aos servidores públicos municipais e da redução da frota própria utilizada no transporte dos alunos da rede pública.
A estimativa realizada pela Ibiritrans, empresa responsável por gerenciar o trânsito no município, é que sejam rodados 150 mil km por mês, com o pagamento de R$ 5 por km. O valor pago à empresa chega à casa dos R$ 800 mil mensais.
O município informou, ainda, que se reúne com a empresa Sidon, responsável pelo transporte público na localidade, para ajustar o contrato de concessão e para adaptação do serviço. A implementação da gratuidade deve ocorrer nas próximas semanas.
A medida não inclui o transporte intermunicipal. A prefeitura informou que o intuito da lei é “melhorar a qualidade do transporte público como um todo”.