Mais de 80% dos usuários aprova serviços do Metrô-DF, diz pesquisa coordenada por companhia

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Quesito mais elogiado por quem respondeu pesquisa foi “limpeza e conservação das estações”, que teve 89% de respostas “bom” ou “ótimo”


A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) realizou uma pesquisa para a avaliação dos próprios serviços. Segundo os dados divulgados pela empresa, o índice de satisfação dos usuários com o Metrô-DF é de 81,7%.

A melhor avaliação foi para o atributo limpeza e conservação das estações, que teve 89% de respostas positivas, classificadas como “bom” ou “ótimo”. Também ficaram com índice superior a 80% a limpeza e a conservação de trens (84%) e o atendimento dos empregados nas estações (82%).

De acordo com o estudo, de forma geral, a avaliação de infraestrutura e serviços ficou em 75%. O tempo de espera na bilheteria obteve aprovação de 63% dos entrevistados e 73% deles disseram que o sistema de bilhetagem usado pelo Metrô-DF é ótimo ou bom. Sete em cada 10 usuários aprovaram a acessibilidade nas estações – nos trens, esse quesito recebe avaliação ainda melhor: de 73%.

A pesquisa também revelou hábitos dos usuários. Por exemplo, 47% acessam as estações a pé, 35% chegam de ônibus e 12% de carro. Pelo menos 66% deles usam a integração com outros modais de transporte. A maioria utiliza o Metrô para o trajeto casa-trabalho e acessa o sistema três vezes por semana ou mais.

A Estação Central continua a ser a mais movimentada, tanto para embarque quanto desembarque. Os destinos mais frequentes são Ceilândia e Águas Claras, ambas com 14%; Asa Sul, com 13%, e Samambaia, com 12%. Sobre o tempo de viagem, 72% consideram bom ou ótimo.

Também foi avaliada a segurança no Metrô. O índice geral de aprovação nesse quesito, que reúne desde a fiscalização do carro exclusivo ao atendimento dos empregados da segurança, ficou em 63%. Dentre os itens, destaque para o atendimento de primeiros-socorros, que ganhou 83% de aprovação.

A pesquisa

Mais de 2.943 pessoas foram entrevistadas nas 27 estações, entre 1 e 12 de dezembro de 2020, de segunda a domingo, das 6h às 23h. Usuários com idade superior a 16 anos (55% de mulheres, 44% de homens e 1% que se declarou sem gênero) responderam a um total de 80 perguntas quantitativas e qualitativas, além de questões relacionadas ao perfil demográfico.

Os entrevistados também fizeram sugestões de melhorias. Entre as principais reivindicações, pediram banheiros nas estações, redução do tempo de intervalo dos trens, ampliação do horário de funcionamento do Metrô-DF aos domingos e feriados, além da expansão do sistema. Eles afirmaram usar o canal de WhatsApp como a principal forma de se comunicar com a Companhia.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).