Fora de circulação? Expresso São José pode sair do transporte do DF, afirma jornal
Empresa é responsável pela operação de 576 veículos do sistema; São José nega intenção de abandonar o serviço
Sofrendo fortes abalos financeiros, a empresa de ônibus Expresso São José pode deixar o sistema de transporte do Distrito Federal. É o que diz a coluna Capital S/A, do jornal Correio Braziliense, em uma nota publicada nesta segunda-feira (19/12/21).
De acordo com a matéria, dentre as cinco operadoras do serviço na capital federal, “três já cumpriram a determinação do contrato de renovar a frota [Piracicabana e Pioneira]; uma está em fase de substituição [Urbi Mobilidade, conforme mostra o Circular News]. Mas a São José, alegando prejuízo, ameaça abandonar o sistema”, destaca o texto escrito pela jornalista Samanta Sallum.
A saída para evitar a paralisação total do serviço na área atendida pela Expresso São José seria uma nova licitação específica para a bacia 5. O governador Ibaneis Rocha (MDB) poderia, também, determinar a permanência da atual transportadora até a conclusão do processo licitatório.
O que diz a São José?
Procurada pelo Circular News, a Expresso São José negou que pretenda deixar o sistema de transporte do DF. A assessoria de comunicação da operadora disse que “não é verdade” a matéria publicada pelo Correio Braziliense.
Deputados questionam serviços da São José
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) afirma ter alertado o setor produtivo sobre a situação, afinal, cerca de 576 ônibus deixariam de circular de uma hora para outra e milhares de trabalhadores poderiam ficar sem transporte. “Estou acompanhando de perto a situação para evitar que a população seja penalizada”, disse o parlamentar.
Não é a primeira vez que a São José é alvo de questionamentos por parte do distrital. Em uma Sessão Ordinária realizada no último dia 16 de novembro, Vigilante disse que a empresa e a Viação Marechal “são o martírio da população”. As duas são as únicas que ainda não concluíram a renovação de suas frotas em prazo determinado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade.
As queixas com relação ao atendimento da Expresso São José não são novas. Em entrevista exclusiva concedida ao Circular News, no dia 10 de fevereiro deste ano, o deputado distrital Iolando Almeida (MDB) também falou sobre a possibilidade de substituir a São José por outra empresa.
“Eu estou mobilizando o governador para que, junto com o secretário de Mobilidade, faça uma nova licitação e contrate uma nova empresa para poder executar [o serviço de transporte], porque só assim vai resolver”.
O parlamentar mora em Brazlândia, uma das regiões administrativas atendidas pela empresa. A localidade fica a 50 km da Rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília (DF). A distância seria um dos fatores alegados pela empresa para justificar o pouco investimento na região, de acordo com o distrital.
“Eles colocam isso, dizendo que a nossa cidade é muito distante e, com isso, dá muita manutenção e que o recurso é mínimo. Mas isso é balela! Já tivemos várias reuniões com a empresa tentando um acordo”, afirmou Iolando, à época.
Você bem informado com o Circular News
Acompanhe o Circular News pelas redes sociais e fique muito bem informado. Estamos no Instagram, Facebook e Twitter. Inscreva-se em nosso canal do YouTube e ative as notificações para não perder nenhum novo vídeo.
Receba também as notícias do Circular News diretamente no seu celular. Mande “oi” para nosso WhatsApp, que é o (61) 99664-3412. Lembre-se de salvar nosso número em seus contatos para receber as mensagens.