CPTM conclui instalação de QR codes de acessibilidade para surdos em estações

Foto: Reprodução

Todas as 57 estações do modal já contam com acesso à plataforma, administrada pela empresa ICOM Libras


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) concluiu a instalação de QR codes para acessibilidade de surdos em todas as 57 estações do serviço. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24/01/24) pela empresa ICOM Libras, operadora da plataforma, por meio de suas redes sociais.

O serviço é destinado a usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma gratuita. “O atendimento está disponível durante o funcionamento das estações e as pessoas surdas podem aproveitar para tirar dúvidas, pedir informações e muito mais”, esclareceu a ICOM.

No dia 13 de dezembro de 2023, a ICOM e a CPTM celebraram contrato para disponibilização do serviço em todas as estações de trens metropolitanos. O processo de contratação iniciou em 23 de outubro do mesmo ano, quando a estatal lançou uma licitação para contratar a plataforma de acessibilidade.

“A iniciativa é parte da estratégia do Comitê de Clientes para melhorar a experiência e a jornada do passageiro ao longo das viagens e deslocamentos nas estações e trens”, disse Pedro Moro, presidente da CPTM, à época da assinatura do acordo.

Como funciona

O usuário surdo pode acessar a plataforma da ICOM com o próprio celular. Basta apontar o aparelho para o QR code colocado na estação. Assim, inicia-se uma videochamada encaminhada para uma central semelhante a um call-center, com um atendimento feito por um intérprete de Libras.

Esse profissional terá o retorno de áudio do ambiente. Sendo assim, ele ouve o que é falado pelo atendente da estação e repassa essa informação para o surdo, por meio da Língua de Sinais. O inverso acontece, com o intérprete visualizando a sinalização do usuário em Libras e transmitindo essa demanda de volta para o atendente.

No Distrito Federal

A ferramenta de acessibilidade também está em funcionamento no Distrito Federal, com o programa DF Libras CIL On-Line. Na capital federal, a ICOM também é a operadora do serviço, disponibilizado em uma parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas.

Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).