BR-153/RS: obras de recuperação da ponte do Fandango avançam e DNIT executa os blocos da fundação
Serviço deve ser concluído no final deste mês
Com a conclusão da escavação das estacas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança nos serviços de recuperação do vão da ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na BR-153/RS, em Cachoeira do Sul. Os serviços estão dentro do ritmo esperado e a expectativa da autarquia é finalizar o escoramento da travessia até o final deste mês. A estrutura apresentou problemas no final de outubro, precisando ser interditada totalmente e depois liberada parcialmente para pedestres e veículos leves.
Neste primeiro momento estão sendo construídos quatro pilares para o escoramento do vão que apresentou fissura. A equipe do DNIT já concluiu a escavação das estacas e atualmente trabalha na armação dos blocos de fundação, que vão sustentar os pilares que darão apoio às vigas existentes da ponte. Todo o serviço está sendo executado in loco com concreto. Com a conclusão deste trabalho, será possível liberar o tráfego para veículos leves em ambos os sentidos da travessia.
A liberação da travessia para a passagem de veículos pesados (caminhões e ônibus) só será possível após a recuperação total da estrutura. Técnicos do DNIT, em Brasília, estão estudando a melhor alternativa. Por enquanto, os condutores de ônibus e caminhões devem utilizar as rotas alternativas.
Segue abaixo, o plano de desvio de tráfego:
Rotas Alternativas:
Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS
Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.
Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.
* Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)