Bolsonaro dirige ônibus elétrico em Brasília

Ônibus apresentado a Bolsonaro circula em Santo André (SP), de forma experimental. Foto: Ádamo Bazani/Diário do Transporte

Empresas Marcopolo e Suzantur apresentaram veículo, projetado e fabricado 100% no Brasil, ao chefe do Executivo


As empresas Marcopolo (montadora de ônibus) e Suzantur (operadora do transporte coletivo no ABC Paulista e São Carlos/SP) apresentaram, nesta segunda-feira (29/11/21) em Brasília, um protótipo de ônibus movido a energia elétrica. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dirigiu o veículo, num trecho entre o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada.

O modelo Attivi Padron é um projeto 100% nacional. De acordo com o site Diário do Transporte, um exemplar semelhante passa por testes em Santo André (SP). As viagens não tem passageiros e o veículo percorre o trajeto da linha TR 103 (Terminal Santo André – Oeste / Terminal Vila Luzita – via Paço Municipal), operada pela Suzantur.

Os funcionários da empresa de transporte coletivo explicaram sobre o funcionamento do veículo, enquanto os colaboradores da Marcopolo mostraram informações gerais do sistema. De acordo com a fabricante, a autonomia das baterias é de cerca de 250 quilômetros e o ônibus pode ser recarregado em até quatro horas.

[O ônibus elétrico] tem tudo a ver com a modernidade. Ele é um protótipo, custa caro ainda, mas a tendência é baixar o preço. Nós colaboramos para mudar ainda mais a forma de se fazer transporte no mundo”, afirmou Bolsonaro. O mandatário afirmou ainda que os ônibus de matriz energética elétrica são alternativa aos veículos movidos a combustão. “Os preços dos combustíveis estão altos no Brasil. As causas disso são algumas e venho debatido, falado muito sobre elas”, destacou.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou que os ônibus elétricos podem ajudar a reduzir o custo do transporte coletivo e, consequentemente, da passagem. “É o Brasil reagindo com uma tecnologia verde para tentar justamente derrubar o preço do transporte público de massa”, pontuou.

Participaram também do encontro os ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite; da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; e do Gabinete de Segurança Institucional, além do presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).