Ampliação do terminal de BRT em Santa Maria promete melhorar operação de ônibus
Circular News questionou a Secretaria de Transporte e Mobilidade acerca da finalidade das obras
Quem passa pela estação do BRT em Santa Maria, no Distrito Federal, percebeu, nos últimos dias, uma movimentação de máquinas e operários trabalhando. Uma nova estrutura está em fase de construção e a ampliação deve melhorar as operações no terminal.
O jornalismo do Circular News questionou a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) sobre qual será a utilidade do local. Por meio de nota, a pasta afirmou que “não se trata de um novo espaço para receber embarques e desembarques de passageiros”. “A obra tem outra finalidade”, assegura a secretaria.
De acordo com a Semob, “o espaço é para estocagem de veículos, devendo facilitar o fluxo de entrada e saída dos ônibus no terminal”. “A obra que vai beneficiar os passageiros com melhoria operacional do terminal”, ressalta a Secretaria.
Reforma prometida pela Secretaria
A ampliação é uma promessa da Secretaria de Transporte e Mobilidade, conforme noticiou o Circular News à época. O então chefe da pasta, Valter Casimiro, falou a respeito da obra na ocasião.
“Nós vamos ampliar o BRT de Santa Maria, fazer um prolongamento do terminal para poder atender melhor à população de Santa Maria”, disse Valter.
O Terminal do BRT de Santa Maria atende mais de 44 mil passageiros diariamente segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade. Ao todo, 88 veículos circulam em oito linhas que passam pelo local, realizando 742 viagens de ônibus em dias úteis.
O sistema BRT recebe cerca de 63 mil passageiros diariamente, se considerado o movimento nas regiões administrativas de Santa Maria e Gama.
Além do transporte urbano local, o terminal de Santa Maria recebe linhas semiurbanas, para cidades goianas na região do Entorno, a exemplo de Luziânia e Novo Gama.