Semob encerra operação da linha 0.258 e muda atendimento da rota Santa Maria X Guará para o BRT

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Pasta anunciou também a inclusão de 20 novos ônibus para o serviço


A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (29/2/24), o encerramento das operações na linha 0.258, entre Santa Maria e o Guará, via Núcleo Bandeirante. A partir de segunda-feira (4/3), esse trajeto será atendido pela linha 2304, que sairá do terminal do BRT.

Serão quatro horários sentido Guará, na parte da manhã (5h50, 6h10, 6h40 e 7h20), e outros quatro à tarde (16h40, 17h05, 17h25 e 17h50), sentido terminal BRT de Santa Maria. “Vamos melhorar a qualidade do serviço de transporte oferecido, com mais conforto, reduzindo os tempos de deslocamentos e ampliação da oferta de viagens a esses passageiros”, justifica o subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus.

O serviço será realizado com ônibus do tipo “Padron” com portas de ambos os lados, que têm direito à utilização da faixa exclusiva no canteiro central da Epia Sul. Os carros são dotados de motor traseiro e ar-condicionado, assim como o restante da frota do serviço BRT.

“Com a criação da linha 2304, todos os usuários da região que desejarem se deslocar para o Núcleo Bandeirante e Guará serão beneficiados, uma vez que existe uma grande rede de linhas alimentadoras que percorrem toda a cidade até o terminal de onde podem acessar a nova linha”, reforça Márcio Antônio.

Integração

Para utilizar a nova linha, é necessária a aquisição dos cartões BRB Mobilidade, o que pode ser feito no próprio terminal do BRT de Santa Maria, uma vez que no sistema não é possível o pagamento com dinheiro.

Dessa forma, a mudança não implicará em aumento de custo para os usuários, que vão continuar pagando a tarifa atual de R$ 5,50, devendo obrigatoriamente utilizar o cartão mobilidade ou vale-transporte, a fim de fazer a integração das linhas alimentadoras com as de ligação do BRT.

Mais ônibus

Paralelo a essa mudança, a Semob também afirmou que colocará mais 20 ônibus em operação. Os coletivos também iniciam suas operações na segunda-feira (4), reforçando o atendimento em sete linhas de Santa Maria e quatro do Gama.

“Ao todo, serão 235 novas viagens, o que vai diminuir o tempo de espera entre elas”, destaca Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade. “As intervenções que estão sendo implantadas são fruto do acompanhamento e monitoramento da equipe técnica da pasta, que identificou os destinos mais procurados pelos usuários”, acrescenta.

Veja abaixo as linhas que terão ampliação da oferta:

  • Santa Maria
    2301 (TR25) – Expressa (Rodoviária do Plano Piloto via Eixão Sul)
    2302 (TR26) – Paradora (Rodoviária do Plano Piloto / Eixinho Sul)
    2303 – W3 Sul / Pátio Brasil
    2304 – Guará via Núcleo Bandeirante
    2306 – W3 Norte via Eixão Sul (semiexpressa)
    2307 – Park Shopping / Setor de Industrias Gráficas (SIG)
    2308 – W3 Norte / Park Shopping / SIG (domingos e feriados)

  • Gama
    2201 (TR20) – Expressa (Rodoviária do Plano Piloto via Eixão Sul)
    2202 (TR21) – Paradora (Rodoviária do Plano Piloto / Eixinho Sul)
    2205 – W3 Sul / Pátio Brasil
    2206 – W3 Norte via Eixão Sul (semiexpressa)

Nova plataforma

Também nesta segunda-feira (4) começa a funcionar a nova plataforma de embarque do Terminal do BRT de Santa Maria para dar mais conforto e segurança para os passageiros. O espaço é dotado de três baias, com piso tátil, onde serão feitos os embarques para W3 Norte, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (SAAN), Cruzeiro, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Guará e Núcleo Bandeirante.

 

 

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).