Ministério dos Transportes cria Grupo de Trabalho para discutir formato do transporte semiurbano do Entorno do DF

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Serviço é gerido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres


O Ministério das Cidades criou um Grupo de Trabalho para debater o futuro do transporte semiurbano entre o DF e as cidades goianas na região do Entorno. O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (16/02/24) traz uma portaria instituindo o chamado “GT do Entorno”.

O grupo, coordenado pela Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, terá como objetivos principais “estudar soluções de gestão do sistema de transportes, acompanhar a Política tarifária do setor de transportes semiurbano do Entorno e estudar a necessidade de revisão de modelo institucional de responsabilidades”.

O GT terá prazo até seis meses, prorrogável por mais três caso haja necessidade. Os membros deverão se reunir, ao menos, uma vez por mês e apresentar um relatório ao final das atividades. Farão parte do grupo:

  • 2 (dois) representantes da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes;
  • 2 (dois) representantes da Subsecretaria de Parcerias do Ministério dos Transportes;
  • 2 (dois) representantes da ANTT;
  • 2 (dois) representantes da Infra S.A, o Observatório Nacional de Transporte e Logística;
  • 1 (um) representante da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal do Governo do Estado de Goiás;
  • 1 (um) representante da Secretaria-Geral de Governo do Estado de Goiás;
  • 2 (dois) representantes da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal.

Gestão do transporte semiurbano

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) é a atual gestora das linhas de ligação entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno do DF. O serviço chegou a de ser responsabilidade do GDF no ano de 2021. No entanto, após o STF reverter um reajuste aplicado pela Secretaria de Transportes do DF, o Palácio do Buriti devolveu a gestão à ANTT.

Sob a gestão da autarquia ligada ao governo federal, o serviço sofreu dois reajustes em um espaço tempo de menos de seis meses. As linhas mais extensas, como o trajeto entre Planaltina de Goiás (GO) e o Plano Piloto, tem tarifas superiores a R$ 10.

A ANTT gerencia 396 linhas entre o DF e os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Girassol (Cocalzinho de Goiás), Luziânia, Mansões Marajó (Cristalina), Monte Alto (Padre Bernardo), Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).