Câmara de Valparaíso de Goiás debate transporte público e integração com o sistema do DF
Sessão aconteceu nesta quinta-feira (23)
A Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, cidade que faz divisa com o Distrito Federal, promoveu audiência pública para debater o transporte público na região. Autoridades e comunidade se encontraram na casa legislativa nesta quinta-feira (23/03/23).
De iniciativa do vereador Plácido Cunha (Avante), a audiência discutiu, entre outras pautas, a implantação do transporte público semiurbano, com a participação da União, dos municípios da Ride e dos governos do DF e de GO. Além disso, iniciativas para melhorar a fluidez no trânsito da região também entraram em debate.
“Já estamos cansados de ouvir esse debate essa retórica ao longo dos anos e solução prática, nada. Nossa população hoje não aguenta mais com essa tarifa alta, ônibus sucateado, tráfego engarrafado, não tem abrigo nas paradas de ônibus”, argumentou Plácido. “Não dá mais para adiar esse debate, nós só vamos parar quando tiver uma solução em definitivo.”
O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), afirmou que, por causa da audiência, existe uma oportunidade maior para fazer os encaminhamentos necessários para dar soluções ao tema. “Moro aqui [em Valparaíso] há 40 anos. Estou todo esse tempo ouvindo sobre transporte e nunca houve uma solução definitiva. Agora chegou o momento, sem vaidade política, sem questões partidárias. Chegou o momento da cidade amadurecer politicamente”, disse o prefeito, que também preside a Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB).
Estudo técnico em andamento
Maria Caroline Fleury de Lima, secretária do Entorno do governo de Goiás, afirmou que a pasta sob seu comando está empenhada em realizar um estudo técnico para viabilizar um sistema de transporte entre o DF e o Entorno. A gestora destacou, ainda, a importância dos órgãos caminharem juntos para buscar soluções definitivas a problemas de mobilidade urbana, entre outros.
“A AMAB, a Secretaria do Entorno e a Frente Parlamentar, juntas, têm mais musculatura e os prefeitos têm o papel de fazer a ponte. A Secretaria hoje está debruçada na questão técnica de como avançar no estudo técnico está sendo feito para tão logo a gente possa viabilizar o consórcio, e na sequência, cobrar qualidade, cobrar mais linhas, fazer a questão da infra, estender o BRT e tantas outras necessidades do transporte”, afirmou Maria.
Segurança na BR-040
Outra questão abordada foi a segurança na travessia da BR-040. Identificado como Kaliel, um representante da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico usou a tribuna para questionar as autoridades sobre as melhorias para alunos do campus do Instituto Federal de Goiás instalado em Valparaíso.
“A gente pensou em BRT, pensou em muitas questões, mas o principal aqui não foi citado: os alunos do IFG estão sendo atropelados naquela BR. Até quando vai precisar mais um estudante ser atropelado para construir uma parada, para colocar uma linha de ônibus decente?”, indagou o estudante, que também reivindicou um Passe Livre Estudantil tal qual existe no Distrito Federal.
Trabalho da bancada goiana no Congresso
A deputada federal Lêda Borges (PSDB) compareceu à audiência e defendeu o trabalho da bancada goiana junto ao governo federal e disse estar em busca de recursos para investimentos na região. “Estamos juntos na trincheira política, na Câmara Federal, trazendo a mensagem da bancada de que nós estamos unidos em prol das soluções da Região Metropolitana”, declarou a congressista.
Já o deputado federal Rubens Otoni (PT) reconheceu a importância do momento. “Precisamos reconhecer os esforços, a mobilização dos vereadores e prefeitos e reconhecer a boa vontade do Governo do Estado de Goiás e do Distrito Federal em buscar a solução dos problemas”, concluiu.
Também participaram da audiência o deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade); os prefeitos de Cidade Ocidental, Fábio Correa (PP); e de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL); o presidente da Câmara de Valparaíso, Flávio Lopes (MDB); o presidente da Câmara de Novo Gama, Paulo Jordão (PL); além de autoridades municipais e das demais cidades do Entorno.
Região Metropolitana do Entorno do DF
Recém-criada pelo Governo de Goiás, a Região Metropolitana do Entorno integra municípios goianos próximos ao Distrito Federal. Fazem parte da RME os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
A lei complementar nº 181 também criou o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (Coderme), que é composto por integrantes dos executivos estadual, municipal e da sociedade civil organizada.
O Coderme é dividido em Câmaras Temáticas que vão se dedicar à discussão, proposição de soluções e implementação de ações que visem à melhoria comum dos municípios contemplados.
Entre os objetivos do trabalho, estão a cooperação interfederativa para organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum, com atuação integrada e eficiente.