Integração do transporte no Entorno é tema de encontro entre Ibaneis e prefeitos

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Governador e a vice Celina Leão receberam representantes de cidades goianas e mineiras nesta terça-feira (21)


O transporte público na região do Entorno foi pauta de um encontro entre o governador Ibaneis Rocha (MDB), a vice Celina Leão (PP) e os prefeitos de municípios goianos e mineiros próximos ao Distrito Federal nesta terça-feira (21/03/23).

Isso porque no início do ano, o governo de Goiás aprovou a criação de uma região metropolitana englobando essas cidades que fazem divisa com o DF, conforme noticiou o Circular News. Ibaneis garante estar interessado em manter tratativas com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

“Vamos trabalhar todas as pautas tratadas hoje com o governador Ronaldo Caiado, porque precisamos fortalecer essa integração. Vamos transmitir tudo a ele para que possamos trabalhar juntos”, disse o titular do Palácio do Buriti. O chefe do Executivo distrital também designou Celina como interlocutora das pautas relativas à região do Entorno e da Ride.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Integração do transporte entre o DF e Entorno

Um dos temas em discussão foi a construção e reforma de terminais para a integração DF/Entorno. O terminal do BRT de Santa Maria, por exemplo, será duplicado para atender a demanda local e, consequentemente, atenderá também o Entorno.

Já no BRT Oeste, que contemplará cidades como Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente, as linhas de ônibus terão o terminal do Setor “O” como ponto de integração com Águas Lindas. O BRT Norte atenderá regiões como Planaltina, Arapoanga e Sobradinho I e II e o futuro terminal a ser instalado na região do Posto JK deve beneficiar municípios como Planaltina de Goiás e Formosa. Por fim, o GDF promete construir, ainda, um terminal na região do Jardim ABC.

Gestão do transporte e reforma de rodovias

Outra pauta em debate foi a gestão compartilhada do transporte semiurbano. Em 12 de janeiro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) delegou ao GDF a gerência do serviço. Depois de realizar estudos e conhecer o sistema, a Secretaria de Mobilidade do DF chegou a implementar algumas mudanças e até mesmo a propor reajuste tarifário de 25%.

Depois da alteração nos valores das passagens ser suspensa por decisão do Supremo Tribunal (STF), o GDF decidiu devolver à ANTT a gestão do serviço semiurbano em 6 de dezembro de 2022. Agora, a ideia é forumular uma proposta de gestão compartilhada do sistema, com a participação do GDF, do governo de Goiás e da União.

Assim, as três partes arcariam com um subsídio das passagens, tal qual ocorre no sistema de transporte público do DF. O valor repassado pelo Estado complementa o valor pago pelo usuário, sendo destinado à manutenção do serviço.

Sobre esse tema, Ibaneis Rocha aponta a necessidade de participação de todo o país para discutir o transporte público com uma proposta no Congresso Nacional. “Vamos ter que envolver o Brasil todo nessa demanda e, envolvendo o Brasil todo, vira de interesse de todos os deputados e senadores”, reforçou.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, confirmou um encontro com o governo federal nesta semana para tratar da gestão compartilhada do transporte do Entorno e também reforçou a construção de terminais para atender linhas de ônibus de cidades vizinhas ao DF. “No caso do BRT de Santa Maria, nós vamos espelhar a estrutura atual para ampliar a oferta no DF e também cuidar da demanda do Entorno. Já temos o terreno e estamos trabalhando na licitação”, adiantou Casimiro.

Melhorias em rodovias, como a DF-140 e a BR-080, e a construção de uma passarela e um viaduto no Novo Gama também entraram em debate.

Participaram da reunião o deputado federal por Goiás Ismael Alexandrino; (PSD) o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab) e prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB); e o presidente do Partido Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy.

O parlamentar da Câmara Federal se dispôs a colaborar com os projetos de saúde e transporte na capital. “Sou concursado público aqui do DF na área da saúde e conheço bem a realidade daqui. No Entorno, aquele fadado Hospital de Águas Lindas será entregue este ano e precisamos de um outro na região Sul, onde temos conversado para construir em Valparaíso. Me coloco à disposição para ajudar”, disse Alexandrino.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).