Transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia terá “Cartão Família”
Até cinco pessoas da mesma família poderão pagar uma única passagem aos fins de semana e feriados
Uma solenidade prevista para a próxima sexta-feira (10/02/23) marcará o lançamento do “Cartão Família” do transporte público em Goiânia (GO). O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciarão, conjuntamente, a novidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do Executivo estadual.
A nova modalidade de cartão permite que até cinco membros de uma mesma família utilizem o transporte coletivo aos finais de semana e feriados. A cada viagem, será cobrado o valor de apenas uma passagem, de R$ 4,30, no cartão principal. Para os demais membros, a viagem será gratuita.
A adesão ao programa é feita pelo site do Sitpass, onde o responsável deve cadastrar os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal.
A promessa é “modernizar o sistema de bilhetagem”. “A modernização de programas visa incentivar o uso do transporte público coletivo e oferecer bem-estar à população”, destaca o prefeito Rogério Cruz.
Regras de utilização
Será permitido o cadastro de membros da família maiores de cinco anos. O cartão principal não será personalizado, permitindo que qualquer dos membros da família Conforme as regras do programa, podem ser cadastrados membros que tenham a partir de cinco anos de idade.
Não haverá personalização do cartão principal, que poderá ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar. Já os cartões dos demais integrantes serão personalizados, e devem ser utilizados após o uso do cartão do principal ou responsável na mesma viagem. Os cartões não podem ser utilizados por terceiros.
A entrega do Cartão Família será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita. Para utilizar em família, somente o cartão principal deve ser recarregado. Cada cartão pode ser utilizado até quatro vezes no mesmo dia. O cartão principal será fiscalizado por meio da biometria facial.
Esse é o quarto lançamento referente ao pagamento de tarifas da Região Metropolitana de Goiânia. Os anteriores foram o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia Tarifa (Senador Canedo, Nerópolis, Trindade, Goianira e Aparecida). A tarifa do sistema segue R$ 4,30, valor congelado desde 2019.
Renovação da frota
O governador e o prefeito também anunciarão a chegada de 20 ônibus novos para o transporte da capital goiana. Os veículos pertencem à Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego) e circularão pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).
Na ocasião, outras medidas serão apresentadas, como a previsão de entrega, para o mês de julho deste ano, de 60 novos ônibus para integrar a operação do Bus Rapid Transit (BRT) Norte/Sul, além da renovação de toda a frota do transporte coletivo até 2025.
Você bem informado com o Circular News
Acompanhe o Circular News pelas redes sociais e fique muito bem informado. Estamos no Instagram, Facebook e Twitter. Inscreva-se em nosso canal do YouTube e ative as notificações para não perder nenhum novo vídeo.
Receba também as notícias do Circular News diretamente no seu celular. Mande “oi” para nosso WhatsApp, que é o (61) 99664-3412. Lembre-se de salvar nosso número em seus contatos para receber as mensagens.