Canal do Circular News no YouTube atinge a marca de 100 inscritos
O projeto é o primeiro do segmento mobilidade urbana e busologia a incluir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em seus vídeos
O Circular News alcançou, neste sábado (19/11/22), uma de suas primeiras conquistas. O canal do YouTube ligado ao site chegou à marca de 100 inscritos.
A plataforma gerenciada pelo Google recebe diversas matérias em formato de vídeo abordando a temática mobilidade urbana e transporte, com foco principal nas regiões do Distrito Federal e Goiás. A história do transporte e as novidades no setor são pautas frequentes no canal.
Segundo o jornalista Higor Viana, editor-chefe do Circular News, a marca ainda é modesta, mas significativa. “São 100 pessoas que acreditam em nosso trabalho. Para muitos criadores de conteúdo, 100 inscrições não são nada, mas para nós representa muito”, destaca.
“Eu só tenho que agradecer a cada um que está inscrito e gosta dos nossos vídeos. Se não existissem pessoas para assistir, não haveria porque produzir conteúdo”, complementa Higor. Ele promete muitas novidades para o canal. “Vamos produzir muito mais, sempre com credibilidade e a qualidade que são nossas marcas registradas”, garante o jornalista.
Conteúdo
Por exemplo, o vídeo mais visto do canal até agora traz a história da Viação Anapolina, uma das empresas que operaram no transporte semiurbano entre o DF e o Entorno Sul. Até a última atualização deste texto, o conteúdo sobre a antiga empresa de ônibus tem 1,3 mil visualizações.
Acessibilidade
Outro diferencial do Circular News em relação aos demais produtores de conteúdo do segmento é a inclusão da Língua Brasileira de Sinais, a Libras. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabiliza cerca de 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Boa parte desse público utiliza da Libras para se comunicar e receber informações.
“Incluir a Libras em nosso conteúdo não é um mérito nosso, é uma obrigação. A comunidade surda também consome informações e eu acredito que todo o criador de conteúdo deveria pensar nessa parcela da sociedade na hora de conceber o seu trabalho”, destaca Higor.
A acessibilidade, no entanto, não está restrita ao YouTube. O Instagram oficial do Circular News traz descrição dos posts com a tag #PraCegoVer ou com o texto alternativo, disponibilizado pela plataforma. Dessa forma, pessoas cegas ou com deficiência visual passam a ter acesso pleno ao conteúdo daquela rede social.
Para se inscrever
Clique aqui e se inscreva no canal do Circular News do YouTube. Toda a quinta-feira, às 11h, tem vídeo novo. Também é possível acompanhar as principais notícias pelas nossas redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter.