“O empenho nosso foi a manutenção da data”, diz organização da BBF

Por conta de uma corrida marcada para a Praça Charles Miller, os responsáveis transferiram a atividade para Barueri (SP)


A não realização da BusBrasil Fest em São Paulo (SP) pegou desprevenidas muitas pessoas que pretendiam visitar a atividade. A Portal do Ônibus, realizadora da BBF, optou por alterar o local do evento sem remarcar a data, dia 27 de novembro. Agora, é a vizinha Barueri (SP) que recebe a exposição de ônibus novos e antigos.

Em entrevista à Rádio Ônibus, Juverci de Melo, responsável pela página Portal do Ônibus, explicou que o principal objetivo era manter a data, já que pessoas de todo o Brasil vão até São Paulo e já tinham marcado passagens e reservado hotéis. A atividade estava prevista, inicialmente, para acontecer na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. A realização de uma corrida que terá o local como ponto de concentração obrigou a mudança de planos.

O busólogo declarou ainda que representantes de outras cidades disponibilizaram espaços, mas com a alteração de data, o que foi recusado. A escolha por Barueri, segundo Melo, se deu pela facilidade de deslocamento. “Como Barueri ofereceu o espaço e o local fica a 1 km da estação de trem, de fácil acesso para a galera que se hospedou na cidade de São Paulo, então não vai ficar muito distante para o pessoal poder chegar até o local da BBF”, destacou o organizador.

Juverci disse ainda que, no dia 9 de março de 2022, deu entrada no pedido para a realização da BBF na capital paulista, requerendo a Praça Charles Miller como local. “Se considerar quem chegou primeiro, a gente sempre dá entrada no início do ano, para não acontecer essa questão de outras pessoas não solicitarem [o mesmo espaço]. Então, cabe à prefeitura recusar qualquer outro evento. Então, a BBF estava legal e faltou a prefeitura consultar sua própria agenda de eventos”, disse. 

Está no calendário oficial de São Paulo

Em São Paulo, a Lei Municipal nº 17.369/2020 garante a inclusão da BusBrasil Fest no calendário de eventos da cidade. De acordo com o texto, o último domingo de novembro fica reservado para a realização da atividade, mas o local não está especificado.

Mesmo esse respaldo legal não assegurou a realização da BBF na capital paulista. Dessa forma, a última vez que São Paulo recebeu a feira foi no dia 12 de dezembro de 2021.

Na entrevista, Juverci diz que nasceu na cidade de São Paulo, assim como a BBF, cuja primeira realização foi em uma antiga garagem no bairro Vila Guilherme, com 11 ônibus e 50 participantes. Ele se diz “entristecido” com a situação.

“A cidade de São Paulo não nos ofertou outro local para realizar o evento. A gente até tentou realizar em outras localidades na própria cidade de São Paulo, só que a gente não teve uma resposta positiva”, disse Melo, que prossegue: “Você ter a BBF no calendário oficial da cidade não dá uma garantia que o evento seja realizado no dia marcado.”

Você bem informado com o Circular News

Acompanhe o Circular News nas redes sociais e fique muito bem informado. Estamos no InstagramFacebook e Twitter. Se inscreva em nosso canal do YouTube e assista nossos vídeos.

Receba também as notícias do Circular News diretamente no seu celular, mandando um “oi” para nosso WhatsApp, ou faça sugestões de pauta. O nosso número é o (61) 99664-3412.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).