“Rodovia da morte”: lançado edital para duplicação da BR-080
Orçamento para a obra é de R$ 318 milhões; rodovia serve como acesso a Brazlândia, região administrativa não contemplada por vias duplicadas
O trecho da BR-080 entre Brazlândia e Taguatinga deve ser duplicado. O Diário Oficial da União desta quarta-feira (16/11/22) traz um aviso do edital de licitação para contratar a empresa responsável por executar o serviço.
Serão 24,6 km de obras, até a divisa com Padre Bernardo, no estado de Goiás. O investimento previsto é de R$ 318 milhões. A entrega de propostas tem início no dia da publicação do aviso do edital e a abertura das propostas será em 7 de dezembro. A empresa será contratada no Regime Diferenciado de Contratação (RDC) eletrônico, tendo como critério o maior desconto.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a obra em outubro, após uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, conforme noticiou o Circular News à época. Na ocasião, o chefe do Executivo disse que a realização da obra “é uma notícia maravilhosa”.
Morador da cidade de Brazlândia, o deputado distrital Iolando Almeida (MDB) comemora a viabilização da reforma. “Ela [BR-080] tem uma importância muito grande para quem vem da região norte em direção ao Distrito Federal. Há um grande fluxo de caminhões e grandes carretas com vários implementos agrícolas”, disse o parlamentar em entrevista concedida ao Jornal de Brasília.
O distrital lembra ainda que, por conta da grande quantidade de acidentes, o trecho passou a ser conhecido como “rodovia da morte”. “Eu me lembro que em um ano foram registradas as mortes de 59 pessoas em acidentes”, destaca Iolando.
“Várias pessoas, colegas e conhecidos vieram a óbito na região, como o ex-deputado Juarezão (PSB) que foi um dos lutadores pela melhoria da estrada”, comenta o deputado. Iolando explicou porque a obra não aconteceu antes.
“Vários governadores tentaram, de todas as formas, fazer com que essa duplicação saísse. Mas é uma rodovia federal, [o governador do DF] tinha que ter um bom relacionamento, um bom trâmite com o governo federal”, argumenta o parlamentar.
Você bem informado com o Circular News
Acompanhe o Circular News nas redes sociais e fique muito bem informado. Estamos no Instagram, Facebook e Twitter. Se inscreva em nosso canal do YouTube e assista nossos vídeos.
Receba também as notícias do Circular News diretamente no seu celular, mandando um “oi” para nosso WhatsApp, ou faça sugestões de pauta. O nosso número é o (61) 99664-3412.