Outubro Rosa: no Distrito Federal, ônibus temáticos trazem alerta às mulheres sobre câncer de mama

Foto: Divulgação

Veículos pertencem à Viação Pioneira


A empresa de ônibus Viação Pioneira, operadora do transporte coletivo no Distrito Federal, disponibilizou quatro ônibus de sua frota para a campanha Outubro Rosa. Os veículos circulam normalmente pelas linhas da companhia e ostentam a pintura na cor rosa.

Dois destes ônibus fazem trajeto pelo corredor exclusivo do BRT Sul, atendendo Gama e Santa Maria. Já os outros dois carros, um articulado e outro do tipo “padron”, circulam para as regiões do Paranoá, Itapoã e São Sebastião

Além do visual exterior dos ônibus, os televisores instalados nos carros exibem vídeos do Ministério da Saúde com conteúdo de conscientização a respeito da campanha. O objetivo da Pioneira é chamar a atenção dos brasilienses, em especial das mulheres, para a importância do autoexame como forma de prevenção ao câncer de mama.

Pintura especial

Por meio da marca Sikkens Autocoat BT, a AkzoNobel possui uma linha completa de produtos para frota rodoviária e desenvolveu a cor nomeada Outubro Rosa especialmente para a ocasião. A tinta usada para colorir os ônibus já está disponível no Mixit, a ferramenta digital de busca de cores da AkzoNobel, por meio do código CVSA3364, para reprodução em repinturas e customizações.

A empresa produz tintas e revestimentos sustentáveis, inovadores e menos poluentes. Uma cultura que vai ao encontro de uma exigência crescente entre os clientes cada vez mais preocupados em dar sua parcela de contribuição para preservar o meio ambiente.

A campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, quando vários estados se uniram para realizar ações sobre o câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano, o período ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

laço rosa, símbolo usado na campanha, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o item aos participantes da Corrida pela Cura, em Nova York, na década de 1990. Posteriormente, hospitais começaram a aderir aos programas de divulgação sobre a doença, distribuindo os laços pela cidade.

No Brasil, o primeiro ato relacionado à causa aconteceu em 2002, na cidade de São Paulo. Na época, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido popularmente como Obelisco do Ibirapuera, ficou totalmente iluminado com a cor rosa. A coloração já se tornou característica da campanha e vários pontos turísticos mudam sua iluminação em prol do Outubro Rosa.

O ano 2008 também foi marcante, já que diversas instituições relacionadas ao câncer de mama se uniram para iluminar de rosa os símbolos mais conhecidos do Brasil, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).