Luto: Otávio Cunha, presidente da NTU, morre aos 71 anos

Foto: Reprodução

Atual presidente da associação, Cunha atuou no setor por mais de 40 anos


Morreu, na manhã desta quinta-feira (17/02/22), o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho. A causa do óbito não foi informada.

Em nota, a associação lamentou a morte de Otávio. Para a entidade, ele “conhecia bem o setor e teve uma trajetória marcada por realizações e pelo reconhecimento de seus pares”.

“Otávio foi um dos pilares que sustentou a luta diária de nossas empresas associadas e entidades filiadas nas últimas três décadas à frente da NTU, tendo dedicado sua vida ao avanço de pautas fundamentais para operadores, passageiros e para toda a sociedade, trabalhando pelo fortalecimento dessa atividade fundamental e essencial para o país e para todos os brasileiros”, afirmou João Antonio Setti Braga, presidente em exercício do Conselho Diretor da NTU.

Cunha estava no setor desde 1965. Ocupou o cargo de diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH) e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET/São Luis). Também participou de Comissão Especial criada pela Presidência da República para reduzir as tarifas e melhorar o serviço de transporte coletivo nas cidades brasileiras

Nos dois anos de pandemia, Otávio deu voz aos empresários de ônibus trazendo a público os problemas de sustentabilidade do setor. Ele buscava, junto ao Poder Público, fontes alternativas de financiamento para o sistema de transporte público e a formação de uma nova política para o serviço. Ficou conhecido como um importante interlocutor da área.

Ele defendia, por exemplo, que as tarifas pagas pelo passageiro não podiam ser a única forma de receita das empresas. Na situação atual, o serviço acabava se tornando “caro e ineficiente”. “Agora é hora de buscarmos o novo modelo de serviço que a sociedade quer para atender às reais necessidades de deslocamentos nas cidades”, disse Cunha, em um de seus artigos publicados no site oficial da NTU.

Manifestações

Diversas entidades manifestaram solidariedade à família e amigos de Otávio. “O transporte brasileiro perde um de seus grandes expoentes, empresário visionário e líder classista que, ao longo da sua trajetória, teve papel decisivo para o desenvolvimento e o progresso do segmento de transporte urbano de passageiros. Otávio Cunha foi um defensor incansável da valorização do transporte público e da mobilidade urbana nas cidades brasileiras”, pontuou a Confederação Nacional dos Transportes.

“Neste momento de tristeza e consternação, o setor de transporte rodoviário que representamos lamenta a irreparável perda e expressa seus sentimentos à família, aos companheiros e colaboradores da NTU”, destacou a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).