Entorno DF: sistema semiurbano receberá bilhetagem automática
Empresas de ônibus do serviço, agora gerido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, terão até 150 dias para instalar equipamentos
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal ordenou às empresas de ônibus prestadoras do transporte semiurbano a instalação de validadores de bilhetagem eletrônica. A determinação está na edição desta quinta-feira (10/02/22) do Diário Oficial do DF, por meio da Portaria nº 08/2022.
Os novos equipamentos atenderão aos usuários das 396 linhas que ligam o Distrito Federal às cidades goianas na região do Entorno. As operadoras tem até 150 dias para colocar as máquinas em seus veículos.
Os validadores permitem a cobrança das passagens via cartão eletrônico, assim como já acontece nos ônibus do DF e no metrô. O cartão, batizado de “SBA Semiurbano”, poderá ser utilizado nos três serviços, com a possibilidade de integração operacional entre eles.
“O objetivo do SBA Semiurbano é oferecer um serviço adequado às necessidades de deslocamento da população do entorno de Brasília e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, pontua Valter Casimiro, chefe da Semob. “Com a integração operacional, poderemos fazer a análise de dados para melhorar a programação das linhas e a oferta de viagens.”
Além disso, a pasta avalia como vantagem a redução da quantidade de dinheiro em espécie durante as viagens. Com isso, a expectativa é aumentar a segurança nas viagens. “O pagamento das passagens por meio eletrônico contribui para diminuir as ocorrências de roubos nos ônibus”, explica a Secretaria.
BRB Mobilidade vai operar SBA Semiurbano
O BRB Mobilidade será o responsável por gerir a bilhetagem eletrônica no Entorno do DF. A empresa poderá cadastrar usuários, comercializar os cartões e seus créditos.
Os postos da instituição também servirão como pontos de recarga e atendimento ao público. Os usuários podem procurar esses locais ou buscar os canais de atendimento à distância.
Semob terá acesso às informações do transporte semiurbano
Com a gestão do serviço de bilhetagem nas mãos do BRB Mobilidade, a Semob afirma que terá acesso facilitado a informações mais detalhadas sobre o transporte semiurbano. Dessa forma, a pasta poderá planejar e fiscalizar a operação do transporte rodoviário do Entorno.
“O sistema armazenará os dados dos veículos, a regularidade das viagens e a quantidade de passageiros transportados, por categoria. Além da programação operacional, as análises dessas informações permitirão à secretaria utilizar os dados do entorno para definir as políticas públicas de mobilidade urbana e o planejamento estratégico do transporte público”, detalha a Semob.