Máscaras voltam a ser obrigatórias em locais abertos no Distrito Federal

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Medida foi adotada por conta da crescente no número de casos de covid-19, em especial pela variante Ômicron


As máscaras de proteção facial voltaram a ser obrigatórias em espaços abertos de todo o Distrito Federal. A medida está em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (19/01/22) e é assinada pelo governador em exercício Paco Britto (Avante).

O decreto nº 42.928 estabelece a obrigatoriedade nos espaços públicos, “inclusive ambientes ao ar livre, como parques, vias públicas, equipamentos de transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais”. No entanto, não há mudanças em relação às recomendações de isolamento social.

Segundo o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, a medida foi adotada por causa da crescente no número de casos de covid-19, em especial pela variante Ômicron. “Por conta disso, o governador determinou o retorno do uso de máscaras”, reforçou.

Segundo Rocha, a ideia é que a medida fique válida “pelo menor tempo possível”. “A ideia sempre é que a gente possa voltar à normalidade com a maior rapidez possível”, destacou. “Essas adequações servem como meio para a gente voltar mais rápido ao normal”, complementa.

Uso do equipamento de proteção era facultativo desde novembro

Desde o dia 3 de novembro de 2021, o uso de máscaras em ambientes abertos era facultativo. O decreto nº 42.656 estava publicada no DODF do dia 26 de outubro. Mas, no transporte coletivo, a obrigatoriedade ficou mantida.

Na época, o GDF flexibilizou o uso do equipamento por causa do avanço da vacinação e da redução do número de casos de covid-19.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).