Novo transporte municipal de Luziânia (GO) promete ligação entre o centro e os bairros da cidade

Foto: Alan Meirelles/Federal Bus

Empresa Transportes AC assumiu o serviço no primeiro dia do ano


Os moradores de Luziânia (GO) contam, desde o início do mês, com um novo serviço de transporte municipal. Já no primeiro dia do ano, a empresa Transportes AC assumiu as linhas de ônibus entre os bairros do município.

Para circular nas novas linhas, a empresa apresentou 16 ônibus, todos com acessibilidade para pessoas com deficiência física usuárias de cadeiras de rodas. A promessa é ligar os vários bairros da cidade ao centro, de onde é possível pegar transporte para outras regiões do Entorno Sul e do Distrito Federal.

Segundo a empresa, os bairros Setor Leste, Parque Estrela D’alva, Parque Industrial, Jardim Bandeirante, Jardim São Paulo, Parque Alvorada, Vila São José, Americanos e Jardim do Ingá serão atendidos com ligações à Avenida Alfredo Nasser, por exemplo, com ponto final na rodoviária da cidade.

A tarifa é de R$ 3,00 em todas as linhas, com exceção do bairro Americanos, cujo valor praticado é de R$ 4,00. Os usuários poderão acompanhar às informações sobre itinerários, horários, bem como fazer sugestões através do Instagram oficial da AC Transportes.

Transporte municipal em Luziânia

No início de 2020 a empresa Transcoluz deixou o serviço. A antiga responsável pelo transporte municipal em Luziânia estava na cidade desde os anos 60, sucumbindo diante da baixa demanda e da concorrência do transporte pirata.

No mês de março daquele ano, a Transleles passou a oferecer transporte municipal, mas também deixou a operação afirmando que a pandemia tornou a atividade inviável. Como medida emergencial, a prefeitura acionou permissionários de vans escolares (também parados por conta da suspensão das atividades escolares) para prestar o serviço de transporte.

1 COMMENTS

  1. Parabéns pela brilhante reportagem. Infelizmente pelo Brasil inteiro, boa parte das cidades de mesmo porte de Luziânia estão enfrentando a mesma situação e até mesmo em cidades de porte médio além do problema do transporte pirata e da baixa demanda em várias linhas urbanas existe ainda o problema destes aplicativos de transporte individual que na verdade ESTIMULAM mais e mais que milhares de carros de aplicativos saiam as ruas fazendo centenas de viagens desnecessárias por dia que poderiam ser cobertas por uma eficiente rede de onibus urbanos com frotas entre 40 e 180 onibus equivalentes ao porte destas cidades. Nas grandes cidades e capitais além de todos os problemas citados acima tem ocorrido ainda a extinção de várias linhas de onibus que foi uma forma AUTORIZADA pelas prefeituras para ocorrer um reequilibro economico-financeiro das empresas privadas. A cidade do RIO é a que mais sofre nessa questão com quase 300 linhas de onibus totalmente paralisadas de um universo de pouco mais de 700 linhas ou seja cerca de 40% das linhas estão sem circular nos últimos anos. A solução seria uma grande cruzada nacional de incentivo ao uso do transporte coletivo urbano, intermunicipal e interestadual promovida pelo governo federal com amplo apoio das prefeituras e governos estaduais e inclusive com grandes subsídios ao sistema como a redução de impostos como ISS, preço do diesel em valor menor exclusivo para os frotistas de caminhões e onibus, grandes facilidades para a ampliação e renovação das frotas das empresas de transporte de passageiros e de cargas entre outras ações. Mas quem disse que o governo federal quer resolver problemas ou que até mesmo várias prefeituras querem resolver os problemas sob suas alçadas como a pavimentação de TODOS os itinerários onde circulam onibus afim de reduzir os custos do setor??? Quem disse??? POLITICOS servem apenas para criarem mais problemas e nada mais!!! Afinal quem são os politicos que autorizaram esta farra de aplicativos de transporte individual estrangeiros que levam para fora do Brasil 25% de tudo que se arrecada aqui e ainda aumentam ainda mais os congestionamentos para transportar uma ou duas pessoas apenas????

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalista. Editor responsável pelo site Circular News. Tem experiência em coberturas de eventos, acontecimentos factuais e assessoria de imprensa. Com passagens pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), jornal O Democrata e Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).